APROVAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

A aprovação de projetos de arquitetura visa auxiliá-lo em todos os quesitos ligados à regularização da sua reforma ou obra inicial junto aos órgãos competentes do Distrito Federal, bem como no cumprimento das normas brasileiras vigentes cabíveis à situação de seu imóvel.

Na maioria das vezes, a aprovação de projetos pode levar meses e até anos, dependendo do nível de exigência e complexidade de sua obra. Em algumas situações, o processo poderá passar pela análise de outros órgãos, como Inspetoria de Saúde e Detran, que também emitem exigências a serem cumpridas em projeto para sua aprovação final, que é emitida pela Administração de sua cidade.

Para o cumprimento das exigências emitidas por estes órgãos, é necessário que se tenha experiência e conhecimento das normas e leis requeridas, não só para adequar o projeto ao que for necessário, mas também para que se tenha agilidade no seu cumprimento e senso crítico do que está sendo exigido. Em algumas ocasiões, em que o projeto apresenta uma nova questão jurídica, são convocadas reuniões pelo próprio analista que examina o projeto, e nestes casos, é importante que se conheça as leis em questão.

Além das adequações de projeto que se fazem necessárias, este trabalho envolve visitas regulares aos órgãos competentes para acompanhamento do processo de aprovação, o que demanda tempo, paciência e disposição. Na maioria das vezes, o cliente não despende deste tempo, e nem tampouco possui conhecimentos específicos para dar andamento a este processo.

 

Foto: unsplash.com

Procurando profissional para aprovação de projetos de arquitetura? Entre em contato.