COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

Esta é uma fase importante do projeto executivo, pois pretende integrar todos os projetos contratados por você. E porque essa integração é importante? Para evitar que uma tubulação de esgoto inviabilize aquela proposta fantástica de iluminação! Ou que o lindo painel do meu Home Office seja interrompido por um pilar! Ou ainda para que minhas tomadas não fiquem atrás da cama! E por aí vai…

No Brasil, nosso sistema de trabalho ainda é muito individualizado. Cada especialista trabalha com o seu projeto, dentro de um espaço fechado, onde vários profissionais daquela área trabalham em projetos separados. No entanto, a interdisciplinaridade de um projeto que se pretende ser executivo requer a análise global de todos os sistemas: elétrico, telefônico, hidráulico, sanitário… Sem contar inúmeros outros que podem ser contratados, como automação, iluminação, decoração, acessibilidade…

Então, para combinar e analisar todos esses projetos de forma conjunta e global, é necessário que exista uma conexão entre eles. Essa conexão chama-se compatibilização! Geralmente feita pelo arquiteto, esta compatibilização visa integrar todos os projetos contratos, analisar as interferências detectadas e repassar aos especialistas os problemas a serem resolvidos, para que cada um, dentro de sua área de conhecimento, faça os ajustes necessários.

Neste sistema, onde trabalhamos com análise bidimensional (plataforma CAD), a redução de interferências chega a 40%. Isto quer dizer redução de custos, pois há menos retrabalhos na obra, e ganhos em qualidade e prazo. Muitas pessoas preferem tratar estas interferências na hora em que aparecem, durante a execução. Acreditam que assim “reduzem custos”, o que é uma falsa impressão.

Atualmente também trabalhamos com análise tridimensional (plataforma REVIT), onde é possível obtermos apenas 5% de interferências. Este trabalho é mais direcionado para clientes corporativos, visto a amplitude da sua cadeia produtiva. No entanto, acreditamos que em um futuro próximo esta será uma realidade mais presente em nossas vidas, e que esta forma de trabalho poderá revolucionar a forma como projetamos e construímos hoje.

 

Foto: unsplash.com

Quer saber como economizar com compatibilização de projetos? Entre em contato.