COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

A Coordenação de Projetos de Arquitetura é uma função conhecida por poucos e desconhecida por muitos! Mais comum no meio corporativo, ela define o arquiteto como o pivô de todos os projetos envolvidos em uma obra. Diferentemente da compatibilização, que pode ou não compor uma das várias atividades da coordenação, ela exige do profissional a capacidade de comunicação com os demais envolvidos durante todo o processo de projeto.

Isto quer dizer: gerenciar contratos, prazos, custos e qualidade. Trata-se de verificar se o que foi entregue está conforme o acordado, se está no prazo e se não onera o seu bolso, contratante. Este gerenciamento pode estar restrito a uma fase de projeto ou poderá englobar todo o processo, do início ao fim, de acordo com a necessidade de cada um.

Quando se trata de uma obra maior, onde existem cinco ou mais projetistas envolvidos, é comum haver conflitos das mais diversas origens. Incompatibilidade de gênios, interpretações diferentes, formas de trabalho divergentes… Situações recorrentes que muitas vezes requerem intervenção! Nestes casos, ela é primordial para que todos possam alinhar seus objetivos a fim de gerar um projeto executivo final de boa qualidade e dentro do prazo esperado.

Resumidamente, a coordenação de projetos pode ser definida como a função responsável por conduzir o processo de projeto, dentro de parâmetros previamente definidos com o cliente, com vistas a atingir um objetivo claro e preciso dentro de padrões preestabelecidos.

 

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