Casa Mirante

Projeto arquitetônico de casa com 253m² no Jardim Botânico em Brasília DF

Descrição do Projeto

Com um declive bastante acentuado, o maior desafio deste projeto se ateve ao fato de viabilizarmos uma edificação que acompanhasse o declive o terreno com a menor movimentação de terra possível. Cortes e aterros foram evitados para que o custo de construção fosse reduzido.
Em contrapartida a esse desafio, o terreno, localizado entre um planalto e um vale, possui uma vista espetacular da vegetação do entorno,

o que foi valorizado a todo momento e em todas as soluções que nortearam as soluções de projeto. De todos os cômodos, é possível perceber e se conectar com o cerrado circundante.

A condição do terreno também foi importante na decisão pela tecnologia da edificação, e o projeto de arquitetura foi concebido e criado de forma modular, obedecendo as placas de eps de 100cm e 120cm. A “casa de isopor”, assim como é conhecida, possui algumas vantagens em relação à casa de alvenaria comum. Para esta edificação, nos interessa salientar: a capacidade de isolamento térmico das placas de isopor, principalmente nas áreas semi-enterradas e a velocidade de execução e finalização de obra.

Como uma casa contemporânea, o projeto ainda seguiu a concepção de integração dos espaços, principalmente entre cozinha e salas de jantar e estar, de forma a viabilizar o convívio constante entre familiares e amigos. Esta área é separada da área íntima por meio de uma abertura zenital central, onde serão cultivadas algumas espécies nativas do cerrado, com a ideia de também trazer para o interior da edificação a vegetação exuberante que a circunda.

Para atender a essas necessidades, foram criadas “caixas sobrepostas”, uma dentro da outra, e se conectam por meio de escadas suaves ao longo do declive, o que proporcionou ao fim do terreno uma área de lazer coberta integrada à piscina, que se encaixa em um “deck mirante”.

Dentro desse conceito, sua fachada principal revela-se como uma casa térrea. Ao adentrá-la, a sensação de surpresa e encantamento se faz presente à medida que se vai caminhando ao longo dos cômodos, como cozinha e sala, onde a vista vai se revelando de forma constante, emoldurada pelos pórticos de concreto criados para valorizá-la sem a presença do sol da tarde.

Onde

Jardim Botânico, Brasília DF

Data do Projeto

Abril 2020

Escopo

Projeto de Arquitetura

Duração

4 Meses

Arquiteta

Beatriz Teixeira
Portfólio Casa Mirante - Jardim Botânico, Brasília
Portfólio Casa Mirante - Jardim Botânico, Brasília
Portfólio Casa Mirante - Jardim Botânico, Brasília